Páginas

NÚMEROS MOSTRAM QUE TORCEDOR DO CEARÁ AINDA PODE SONHAR COM ACESSO

Aproveitamento do Vovô no returno é de 62% dos pontos, um pouco abaixo do 70% que precisa conquistar nesta reta final de Série B.

O Ceará terminou a 37ª rodada mais próximo do G-4 do que na rodada anterior. São sete pontos atrás do São Caetano - 4º colocado. No entanto, o empate contra o lanterna Ipatinga e o segundo jogo consecutivo sem vencer fez com que a equipe perdesse uma posição para o Avaí e tornasse mais árdua a batalha para conquistar o acesso ainda este ano.

A matemática para o acesso está na casa dos 65 pontos. Hoje, o Vovô tem 42. São precisos mais 23, dos 33 que o time ainda vai disputar até o fim da competição.

Para chegar lá, o Ceará precisa de um aproveitamento de quase 70% dos pontos a serem disputados. Atualmente, apenas o líder Vitória tem esse aproveitamento na competição. O Vovô tem aproveitamento geral de 51% dos pontos.

No entanto, computado apenas o aproveitamento do returno, o Alvinegro não está muito longe do ideal. Nesta segunda metade de Série B, faturou 62% dos pontos em disputa. Isso faz com que a esperança da torcida alvinegra ainda possa sonhar.

Campanha ruim em casa

Para não morrer na praia, o Ceará precisa consertar alguns erros que persistem durante a Série B. A campanha em casa, por exemplo, é ruim. O time conquistou 24 pontos como mandante, o que representa aproveitamento de 57%. É apenas o 10º colocado neste quesito.

Das sete equipes que estão à frente do Vovô na tabela, apenas o São Caetano (56%) não tem aproveitamento melhor. Os outros concorrentes diretos pelo acesso se mostram mais seguros em casa, como mostram os números abaixo:

Criciúma - 92%
Joinville - 82%
Vitória - 82%
Avaí - 80%
Goiás - 79%
Atlético-PR - 69%
Longe do Estádio Presidente Vargas, o Ceará tem retrospecto mais satisfatório - é o quinto visitante mais incômodo. O Vovô conquistou 18 pontos, o que representa aproveitamento de 46%. Jogando fora de casa, o Alvinegro é melhor que Atlético-PR (45%), Criciúma (45%), Joinville (30%) e Avaí (23%). No entanto, ainda está atrás de outros três concorrentes diretos:

São Caetano - 64%
Vitória - 59%
Goiás - 50%

Fora de casa, estão também os duelos diretos contra equipes que lutam pelo acesso. O Ceará enfrenta longe do PV ainda neste campeonato: Criciúma, São Caetano e Vitória. Além deles, encara ainda fora: ASA, Boa Esporte e Barueri.

 Em casa, o Ceará enfrenta apenas um adversário direto: o Avaí. Os outros jogos frente a sua torcida são contra América-RN, Paraná, CRB e Bragantino.

FONTE: Globo Esporte