Páginas

CEARÁ TERÁ QUE VENCER PELO MENOS SETE DOS OITO JOGOS RESTANTES PARA CONSEGUIR O ACESSO

Com a derrota de 2 a 0 para o São Caetano, as chances de o Ceará conseguir o acesso para a Série A em 2013 se tornaram quase impossíveis. Atualmente na oitava posição, com 45 pontos (11 de distância do G4), o alvinegro terá que vencer pelo menos sete das oito partidas restantes da Série B 2012 para ainda sonhar com o acesso.

Foto: Divulgação / CearaSC.com
Chegar ao G4 da Série B virou uma missão quase 
impossível para o alvinegro
Com Criciúma, (64 pontos), Vitória (63 pontos) e Goiás (61 pontos) já praticamente classificados para a Série A, uma vaga ainda está em aberto, atualmente ocupada pelo São Caetano (com 56 pontos). Levando em conta que restam 24 pontos em jogo na competição, o Ceará pode chegar a 69 pontos se vencer todos os seus desafios até o fim da Série B 2012. Se vencer sete jogos e empatar um, chegará a 67 pontos, número apontado por matemáticos como possível (mas ainda improvável) para o acesso.

Considerando os clubes que conseguiram os acessos na quarta posição nos últimos anos, menos do que 67 pontos foram necessários. Em 2008, o Grêmio Barueri subiu com 63 pontos; em 2009 o Atlético-GO subiu com 65; o América-MG subiu em 2010 com 63 e o Sport subiu em 2011 com 61 pontos. Mas os valores não devem se repetir em 2012, já que o grande número de vitórias dos times que estão no topo da tabela deixou a disputa ainda mais acirrada.

O São Caetano (quarto colocado), já tem 56 pontos, e Atlético-PR (quinto) tem 55. Por isso, dificilmente alguma equipe conseguirá o acesso com apenas 61 pontos, como conseguiu o Sport no ano passado, restando ainda oito rodadas. Com uma concorrência muito maior do que nos anos anteriores, resta ao Ceará a dolorosa missão de ganhar tudo o que vier pela frente para conseguir chegar ao difícil G4. (