Páginas

CEARÁ JÁ LEVOU O MESMO NÚMERO DE GOLS DA SÉRIE B DE 2009

Lutando para o chegar ao G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, a defesa do Ceará tem sido uma das maiores dores de cabeça do técnico PC Gusmão. Após 25 rodadas, a equipe já levou 34 gols, o mesmo número levado em toda a campanha da competição em 2009, quando conseguiu o acesso à Série A.

Em 2012, o Vovô levou 34 gols até a 25ª rodada e tem apenas a décima melhor defesa, empatado com ABC e ASA. Em 2009, a equipe terminou na terceira posição, com 38 pontos, e levou 34 gols em 38 jogos. A defesa foi a segunda melhor da segunda divisão daquele ano, atrás apenas do Vasco da Gama, que sofreu 29 gols. Até a 25ª rodada, o Vovô havia levado 23 gols.

O setor ofensivo, por outro lado, tem um desempenho bem diferente este ano. A equipe já assinalou 41 gols e tem o terceiro melhor ataque da competição (empatado com o Goiás), atrás apenas de Vitória e Criciúma. Em 2009, o time marcou 54 gols e teve apenas o sétimo melhor ataque, atrás inclusive do rival Fortaleza, que marcou 56 gols aquele ano e acabou rebaixado para a Série C. Até a 25ª rodada, o alvinegro havia balançado as redes 37 vezes.

Mudanças na defesa

A diferença nos números da defesa podem se aplicar à inconstância nas escalações. Em 2009, o setor foi formado durante quase todo o Brasileirão por Lopes; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal, mudando apenas em caso de desfalques. Além deles, o “trio de ferro” formado por Heleno, Michel e João Marcos garantia a segurança do meio para trás.

Em 2012, até Fernando Henrique chegou a ser barrado para a entrada de Adilson em três jogos por opção do treinador. Na lateral direita, Apodi e Paulo Sérgio se revezam na posição. Na zaga, Daniel Marques (o mais constante), Thiego e Luizão brigam por lugar no time titular. Na lateral esquerda, Márcio Careca, Eusébio e Vicente já atuaram no setor.

Entre os volantes, atualmente Juca, João Marcos e Eusébio formam o novo “trio de ferro”. Mas Heleno, Éverton, Jardel e Róbston já foram considerados titulares.

FONTE: Jangadeiro Online