Páginas

9 VITÓRIAS EM 12 JOGOS É META DO CEARÁ PARA REPETIR 2009

Os resultados da 26ª rodada distanciaram bastante o Ceará Sporting Club do bloco dos quatro melhores times desta Série B. A distância para o G4, que era de cinco pontos, passou para oito, porém, para o grupo de jogadores e comissão técnica o sonho ainda não acabou. O otimismo continua sendo mantido nos arredores de Porangabuçu.
Segundo os cálculos do presidente Evandro Leitão, o Vovô terá que conquistar, no mínimo, mais 27 pontos, ou seja, mais nove vitórias nos 12 jogos restantes nesta Série B. Assim sendo, a equipe alvinegra terminaria a competição nacional com 68 pontos. O atual quarto colocado, o São Caetano-SP, já soma 49 pontos.

Devido ao grande aproveitamento nesta temporada, as pontuações dos campeonatos passados não devem ser levadas em conta. Em 2009, por exemplo, o Ceará subiu com os mesmos 68 pontos que busca nesta temporada, terminando na 3ª colocação, porém, caso tivesse somado apenas 63 já teria uma vaga garantida na elite, já que o quinto colocado só havia somando 62 pontos. Na ocasião, o alvinegro estava na 4ª colocação na 26ª rodada e havia somado 44 pontos, três a menos do que tem hoje.

Das 12 partidas restantes, o Ceará tem seis em casa e seis fora. Em seus domínios, todos os adversários do Vovô estão abaixo do alvinegro na classificação. Dois deles estão na zona de rebaixamento (Ipatinga-MG e Bragantino-SP), o CRB-AL briga para fugir da zona e o restante não briga mais por nada no campeonato. Em contrapartida, os jogos fora de casa são bastante complicados. O Vovô enfrentará três das equipes que estão à sua frente na classificação: Criciúma-SC, São Caetano-SP e Vitória.
Caso queira subir, o Ceará terá que ter um aproveitamento de 75% dos pontos disputados. Para isso, o Vovô terá, principalmente, que aumentar, e muito, a campanha em casa. Atualmente, o alvinegro cearense tem um aproveitamento de apenas 59% dos pontos disputados no PV. Nas contas mais sensatas para conseguir o acesso, o Ceará teria que conquistar  100% dos pontos disputados em seus domínios. Fora de casa, o time de PC Gusmão tem uma campanha razoável, tendo conquistado 46% dos pontos, mas precisará subir para 50% para alcançar meta de chegar aos 68 pontos.

Segue abaixo os 12 próximos adversários do Ceará, a sua atual posição e o aproveitamento do time dentro e fora de seus domínios:
27ª Rodada: Ceará x Ipatinga (20º colocado): Conquistou apenas 10% dos pontos disputados fora de casa.
28ª Rodada: Criciúma (2º colocado) x Ceará: Conquistou 92% dos pontos disputados em casa.
29ª Rodada: Ceará x América-RN (10º colocado): Conquistou 18% dos pontos disputados fora de casa.
30ª Rodada: São Caetano (4º colocado) x Ceará: Conquistou 44% dos pontos disputados em casa.
31ª Rodada: ASA (15º colocado) x Ceará: Conquistou 59% dos pontos disputados em casa.
32ª Rodada: Ceará x Paraná (14º colocado): Conquistou 20% dos pontos disputados fora de casa.
33ª Rodada: Boa Esporte (12º colocado): Conquistou 56% dos pontos disputados em casa.
34ª Rodada: Ceará x Avaí (9º colocado): Conquistou 23% dos pontos disputados fora de casa.
35ª Rodada: Grêmio Barueri (19º colocado) x Ceará: Conquistou 23% dos pontos disputados em casa.
36ª Rodada: Ceará x CRB (16º colocado): Conquistou 20% dos pontos disputados fora de casa.
37ª Rodada: Ceará x Bragantino (18º colocado): Conquistou 20% dos pontos disputados fora de casa.
38ª Rodada: Vitória (19º colocado) x Ceará: Conquistou 82% dos pontos disputados em casa.

FONTE: Arena Nordeste