Páginas

CEARÁ VENCE O 1° CLÁSSICO-REI DO ANO E TIRA O FORTALEZA DA LIDERANÇA DO CAMPEONATO CEARENSE

Magno Alves fez o gol que deu tranquilidade ao
Ceará na partida (Foto: Gabriel Gonçalves/O POVO )
Alvinegros levaram a melhor no primeiro Clássico-Rei da nova Arena Castelão. O Ceará aproveitou melhor as oportunidades em campo e venceu o Fortaleza, na tarde deste domingo (17), por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Rafael Vaz, no primeiro tempo, e Magno Alves, nos 45 minutos finais.

Com o resultado, o Leão perdeu o aproveitamento 100% no Estadual, continuou com nove pontos e se manteve na vice-liderança. Já o Vovô, mesmo com a vitória subiu para seis pontos, mas continua fora do G-4 do campeonato. O próximo confronto do Ceará será contra o Ferroviário, na quinta-feira, 21, às 20h15min. A equipe do Fortaleza joga apenas no domingo, 24, contra o Horizonte, às 16 horas.

A primeira etapa começou com as duas equipes em ritmo veloz. Ceará e Fortaleza imprimiram correria, muita marcação e desarmes no meio campo e pelas laterais. Mas os lances de perigo foram poucos. Nos 45 minutos iniciais, prevaleceram os erros de passe e a falta de organização tática. Os goleiros Fernando Henrique e João Carlos tiveram poucas aparições decorrentes de chutes a gol.

O lance mais enfático do Ceará precedeu a abertura do placar. Aos 32 minutos, Pingo acertou belo passe para Vicente e deixou o lateral-esquerdo de cara para o gol tricolor, mas chute foi em cima do goleiro. Dois minutos depois, Rafael Vaz aproveitou liberdade dada pela zaga do Leão e arrematou de fora da área. Bola desviou em Marinho Donizete e foi para o fundo do gol: 1 a 0. Este foi o primeiro tento do Vovô na Arena Castelão.

A equipe de Hélio dos Anjos buscou recuperação imediata. Buscou pressionar, mesmo sem consistência nas jogadas de ataque. Os lances de perigo foram protagonizados pelo atacante Assisinho. Aos 42, o camisa 11 encontrou espaço e chutou em diagonal. Bola passou perto do gol defendido por Fernando Henrique, que ainda se esticou por precaução. Aproveitando os espaços deixados pela zaga do Ceará, o Fortaleza voltou a atacar com Assisinho de fora da área. Desta vez, o goleiro alvinegro foi para defesa, no canto.

No retorno para o segundo tempo, o Fortaleza seguiu buscando o gol de empate. Mas a zaga do Ceará voltou melhor postada e não deu espaços. A marcação, pela construção da partida, ficou mais acirrada. Tentativas do Leão partiam dos pés de Assisinho, principalmente. O time de Dimas Filgueiras apostava nos contra-ataques. As definições do resultado estavam em aberto até a etapa final passar dos 10 minutos.

Aos 13, Ricardinho chutou direto ao gol, em cobrança de falta. João Carlos segura a bola, mas solta e Magno Alves aproveita o vacilo para ampliar o marcador: 2 a 0. A comemoração do jogador fez a torcida do Vovô cantar ainda mais no Castelão. O Fortaleza ainda buscou diminuir. As jogadas do Leão não passaram de raros lances arquitetados próximo à área do rival.

A pressão foi maior do Tricolor nos minutos finais. Enquanto isso, o Alvinegro seguia nos contra-ataques com Magno Alves e Luiz Henrique. Com entradas de Edinho e Guto, Fortaleza levou perigos em jogada individual e bola parada, respectivamente. Na substituição de Magnata por Lulinha, a torcida do Ceará aplaudiu o camisa 9. O Clássico-Rei chegou ao fim com placa com os mandantes administrando o jogo e diminuindo, aos poucos, a correria no gramado da Arena. Após semana turbulenta, a equipe vencedora saiu aplaudida e com os torcedores presentes cantando o hino alvinegro. (André Victor)

Campeonato Cearense

Ceará 2 x 0 Fortaleza

Ceará: Fernando Henrique; Eric, Potiguar, Rafael Vaz, Vicente; Diogo Orlando; Eusébio, João Marcos, Ricardinho; Magno Alves (Lulinha) e Pingo (Luiz Henrique). Técnico: Dimas Filgueiras.

Fortaleza: João Carlos; Rafinha, Fabrício, Gabriel, Marinho Donizete; Jackson Silva, Esley, Lucas (Guto), João Henrique (Edinho); Júlio Madureira (Vinícius) e Assisinho. Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Arena Castelão
Árbitro: Almeida Filho
Assistentes: Arnaldo Souza e Mardônio Ribeiro
Cartões amarelos: Pingo e Lulinha
Gols: Rafael Vaz (34'/1T) e Magno Alves (13'2T)

PRÓXIMOS JOGOS

O Fortaleza volta a campo na próxima quarta-feira, para enfrentar o Tiradentes, no Pici, às 22h. Já o Ceará só retorna a campo na quinta-feira, às 20h15min, para fazer o Clássico da Paz com o Ferroviário. A Federação ainda não definiu o local do jogo.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário