Páginas

COM FORTE CONCORRÊNCIA E COTAS DE TV MODESTAS, SÉRIE B DE 2013 PROMETE SER DIFÍCIL PARA OS CEARENSES

O Ceará perdeu uma grande chance em 2012. Vindo da primeira divisão, com base montada e sem clubes gigantes como concorrentes, o Alvinegro entrou como um dos favoritos ao acesso na Série B. Decepcionou. Agora, tentará voltar à elite em 2013, numa competição que promete ser ainda mais afunilada e difícil. Notícia ruim também para o Icasa, o outro representante do Estado na Segundona.

Com um orçamento milionário e sob a pressão de ter de formar uma equipe para a Libertadores, o Palmeiras já aparece como a maior força da Série B do ano que vem. A cota de TV do Verdão (gira em torno de R$ 70 milhões por ano) é praticamente a soma das de todos os outros integrantes da competição. Além disso, mandará as partidas na sua nova arena, uma força a mais para quem deve ser dono de uma das vagas no G-4.

Logo atrás vem o Sport, outro rebaixado da Série A e que chega com muito dinheiro no bolso para também ostentar pose de favorito. São mais ou menos R$ 30 milhões recebidos da Rede Globo. Fortuna que coloca o clube bem à frente na montagem de um elenco forte.

A dupla faz parte de um grupo à parte, que vê meio de longe o pessoal que deve se estapear por um lugar na Série A. É aí que entra o Ceará, por enquanto. O Alvinegro, que em 2012 estava com o status de Goiás, Vitória e Atlético-PR, agora brigará com Figueirense, Joinville, São Caetano, Avaí, Paraná, América-MG, América-RN e possivelmente o Paysandu, recém-chegado da Série C com uma ótima média de público: 20.754 pagantes. Muita gente para um G-4 apertado. Isso sem contar as surpresas.

“Ainda é cedo para dizer se o cenário ficou favorável ou não. Subiram clubes que têm como marcas a organização fora de campo e caíram outros que não prezam tanto nesse sentido”, explica o repórter baiano Marcus Alves, da revista ESPN.

Com tanta gente no mesmo nível, a missão do Icasa, quase sem dinheiro, deve ser, inicialmente, lutar para permanecer. Como é um campeonato disputado só em pontos corridos, diferente da Série C, o Verdão não poderá passar por tanta turbulência como neste ano. Foram três trocas de comando, ameaça de greve dos jogadores e saída de dirigentes. Roteiro que, numa Série B, provavelmente não terá um final tão feliz. (Bruno Formiga)

SÉRIE B 2013

Times que disputam - por região

Nordeste:
Ceará (CE)
Icasa (CE)
Sport (PE)
ABC (RN)
ASA (AL)
América (RN)

Norte
Paysandu (PA)

Sudeste
América (MG)
Bragantino (SP)
Boa Esporte (MG)
Guaratinguetá (SP)
Oeste (SP)
Palmeiras (SP)
São Caetano (SP)
 

Centro-oeste
Atlético (GO)

Sul
Avaí (SC)
Figueirense (SC)
Joinville (SC)
Paraná (PR)
Chapecoense (SC)


Fonte: O Povo