Páginas

BALANÇO DO CEARÁ NA SÉRIE B: 42 ATLETAS UTILIZADOS, DOIS TÉCNICOS E 11º LUGAR

O Vovô encerrou a participação na Série B 2012 empatando com o Vitória por 1 a 1 no Barradão na tarde deste sábado (24). Com o resultado, o alvinegro cearense estacionou na 11ª colocação na classificação do campeonato. Ao todo, foram utilizados 42 atletas durante a Série B e dois técnicos comandaram o Vovô.
Foto: Divulgação/Cearasc.com
Paulo César Gusmão comandou o Ceará por 33 rodadas, entregando o alvinegro na 10ª posição, sem brigar mais pelo acesso. O ex-auxiliar técnico de PC, Anderson Silva, assumiu a partir da 34ª rodada e conquistou apenas dois pontos em cinco partidas disputadas, terminando a competição na 11ª posição. Em 2013, Ricardinho será o comandante do Vovô.

Mota: artilheiro e indisciplinado

Dos 42 atletas usados pelo Vovô na Série B, Mota foi o que mais se destacou. O camisa 9 e capitão alvinegro marcou 13 gols, se classificando como artilheiro do Ceará na competição e o 9º na competição. Além disso, Mota foi destaque negativo em relação ao número de cartões amarelos. Com 13 cartões recebidos, o atacante só ficou atrás Bruno Silva, do Avaí, e é o segundo atleta que mais recebeu cartões amarelos na competição. Mota também foi o jogador alvinegro que mais finalizou a gol: 30 arremates.

João Marcos: o “carrapato” da equipe

Mesmo tendo ficado de fora dos gramados por cinco meses, recuperando-se de um estiramento na coxa, e ter feito sua estreia na Série B apenas na 12ª rodada, João Marcos foi o destaque no setor defensivo do Vovô. Nas roubadas de bola, o volante, que desarmou os adversários em 69 oportunidades, só ficou atrás de dois outros defensores do Vovô: Márcio Careca (76) e Daniel Marques (86), ambos já dispensados. João Marcos foi também o jogador que mais cometeu falta pelo Ceará na Série B: 71, seguido por Mota, com 67.

Oito atletas da base atuaram na Série B

A temporada de 2012 marcou uma nova era no Ceará em relação à utilização de atletas das categorias de base. Oito atletas da base foram utilizados pelo Vovô na Série B, sendo que quatro deles vêm jogando constantemente desde o início da temporada: o zagueiro Potiguar, o volante Everton, o meia Luiz Henrique e o atacante Romário. Além deles, outros jovens tiveram chance nesta reta final de competição. Foram eles: os zagueiros Jailton e Dener, o volante Dassayeve e o atacante Gabriel.

Confira a lista de todos os atletas alvinegros que atuaram na Série B:

Goleiros: Fernando Henrique, Adílson e Diónantan;
Laterais-direito: Paulo Sérgio e Apodi;
Laterais-esquerdos: Vicente e Márcio Careca;
Zagueiros: Thiego, Daniel Marques, Luizão, Vitor Hugo, Potiguar e Jailton;
Volantes: Jardel, Régis, Heleno, João Marcos, Juca, Eusébio , Robston, Everton, Tinga e Dassayeve;
Meias: Leandro Chaves, Thiaguinho, Bruninho, Magno, Rogerinho, Reina, Luiz Henrique e Geovane;
Atacantes: Mota, Henrique Dias, Lima, Robert, Itamar, Magno Alves, Misael, Romário, Hugo, Ederson e Gabriel;

Fonte: Gustavo Linhares/Arena Nordeste