Páginas

PC GUSMÃO VISITA TIME DA PERIFERIA E EMOCIONA TÉCNICO DE 11 ANOS

Wesley Bruno fundou e treinou um time de futebol na periferia de Fortaleza. O GLOBOESPORTE.COM levou o treinador do Ceará até a comunidade
  Poderia ser só mais uma palestra de Wesley para os garotos do Cearazinho. Mas atrás dele havia uma suspresa. PC Gusmão chegava pedindo silêncio aos demais que já tinham visto o treinador do Ceará ali, Wesley virou e viu o ídolo na sua frente. Os olhos encherem de lágrima e a primeira reação foi um aperto de mão, como se fossem velhos colegas de profissão. (Veja reportagem a cima)
O técnico alvinegro, porém, conheceu o garoto através do GLOBOESPORTE e entrou em contato com para visitar o garoto e seus 'alunos', após reportagem que mostrou o projeto fundado pelo menino de apenas 11 anos, morador do Novo Barroso, periferia de Fortaleza. Wesley Bruno sonha ser técnico de futebol e se inspira no comandante do Ceará original. PC Gusmão logo tomou conhecimento dos métodos utilizados por Wesley e deu seu aval:
- Mais importante que desenvolver os fundamentos (do futebol), é fundamental você promover a integração social, a amizade. Apesar da sua pouca idade, já é legal você ter a noção da importância do esporte para essa garotada. Mesmo que possam não chegar a ser jogadores, com certeza serão grande homens.

 
PC Gusmão conversa com aprendiz, Wesley Bruno

PC levou para os meninos do Cearazinho quatro bolas e um conjunto de uniformes alvinegros, além de conselhos para o técnico aprendiz e para os meninos que fazem parte do time. O hoje 'professor' de muitos marmanjos de um time profissional conhece a realidade a qual aquelas crianças estão habituadas.
- Nasci num bairro pobre também e pude ter experiências assim como você (Wesley). Não como treinador, mas participava e gostava muito de jogar futebol - disse ao fã.
O Wesley antes falante, como na primeira reportagem, parecia estático. Não falava coisa com coisa.
- Tou nervoso. Só não tou chorando, porque tou me segurando - confessou, recebendo o abraço de PC, que acrescentou, ao ser indagado se técnico poderia ter nervosismo.
- Pode ficar nervoso, mas tem que mostrar equilíbrio para não passar para eles (os garotos). O comandante é o reflexo do time - aconselhou o treinador.
'Profissionalização' do Cearazinho
Talvez fosse o mesmo nervosimo de antes do primeiro amistoso do Cearazinho. A equipe foi convidada para jogar contra o Rio Negro, um time do bairro Pirambu. Os adversários eram mais altos, mais velhos, além de terem um técnico já adulto.
- Ele disse pra mim que estava com medo, porque os meninos eram muito maiores e treinavam até em escolinha - explica a mãe, Francisca Costa.

 
PC Gusmão posa com jogadores do 'Cearazinho'

O Cearazinho venceu por 10 a 2 e ganhou lanche para todo mundo como prêmio. O resultado ainda garantiu ao time um convite para participar de um torneio, no dia das crianças, no mesmo local. Um dos adversários será o mesmo Rio Negro, sedento por uma revanche.
Até lá, em busca de mais um 'resultado positivo', o time segue a rotina de dois treinos por semanais, agora com mais bolas e uniformes. A época de provas da escola torna as atividades mais difíceis, mas a garotada promete fazer um esforço para conciliar todas as 'obrigações'.
O preço da fama
Apesar de mais novo que muitos jogadores do time, Wesley é respeitado e a 'fama' que ganhou, depois de aparecer na televisão, deu-lhe mais segurança para os amigos confiarem no 'professor'. Na escola, já chegaram até a pedir autógrafo para o garoto. Ele, claro, mantém a simpatia e faz a assinatura junto com o nome do time, dentro do 'C' maior que todas as letras escritas.

 
Autógrafo de Wesley lembra assinatura de famosos

Nessa rotina de autógrafos, jogos e vitórias, a ameaça feita antes, por Wesley, continua viva. O garotinho tinha mandado um recado, pedindo para PC se cuidar, senão perderia o cargo para ele no Ceará. PC, agora, retrucou:
- Vou me cuidar mesmo. Por tudo que ele vem fazendo, tem tudo para brilhar como treinador. O olho dele tá brilhando e esse brilho no olho é fundamental para o vencedor.
- Vou ser o novo PC Gusminha - brincou Wesley.

FONTE: Globo Esporte